PALESTRAS E ESTUDOS NOS CENTROS ESPÍRITA DE GARANHUNS


O Portal Garanhuns Espírita apresenta uma nova forma de divulgação das palestras e estudos dos Centros Espíritas de Garanhuns, com a agenda do google.
Você pode optar em ver por semana, mês ou compromissos (relação de todos os eventos)
Clicando no evento, você tem maiores informações.

domingo, 24 de setembro de 2017

Entrevista com Luiz Carlos, da SGEE Casa Bezerra de Menezes

Imagem/facebook
Portal Garanhuns Espírita na 49ª Semana Espírita de Garanhuns, entrevista Luiz Carlos (foto), presidente da SGEE Casa Bezerra de Menezes.

Que nos desculpem o internauta as falhas do "entrevistador", mas não temos a devida experiência na área.


Estamos aqui com Luiz Carlos que é o presidente da Sociedade Garanhuense de Estudos Espíritas – Casa Bezerra de Menezes, que é a Casa organizadora da Semana Espírita, que já vem há 49 anos.

GE: Boa noite, Luiz Carlos!

LC: Boa noite Cláudio. Muito obrigado pela oportunidade e desejamos a todos os nossos irmãos, não só espíritas, mas de uma maneira em geral, muita paz e que Jesus se faça com todos hoje e sempre.
GE: Estamos na 49ª Semana Espírita e, para você, na sua lembrança, qual foi a sua primeira Semana Espírita?

LC:  Acredito que há pouco mais de 25 anos. Mais ou menos isso, aproximado, mas não tenho certeza.

GE: E como é que você se sente hoje, já que ano que vem é o cinquentenário da Semana Espírita. Como é que você se sente hoje, vendo esse congraçamento de todas as Casas Espíritas de Garanhuns, com a criação do GACE(1)? Como é o sentimento da realização dessa Semana?

LC:  De evolução, de crescimento e acima de tudo a gratidão e a felicidade pelo empenho das casas, peal fraternidade, pelo apoio, pelo carinho, pelo zelo que todos têm pela Semana Espírita. Então, foi determinado um dia para cada casa e nós nos sensibilizamos muito com o zelo, como dissemos, o cuidado que todos têm de programar seu orador, seu representante, tudo trabalhando dentro de um tema que, comumente, nós recebemos da espiritualidade. E, em si, é só crescimento. Feliz porque é um crescimento para Jesus, um crescimento cristão.

GE: Você disse que a espiritualidade sempre fornece as sugestões de temas. Você até já tinha me dito isto antes, mas ela fornece só um tema, ou fornece vários temas e você fica para escolher um.

LC: Normalmente ela fornece um tema. A espiritualidade nunca impõe nada, Cláudio. Eles nem gostam que se diga, mas nós solicitamos sempre a boa vontade deles é que eles nos sugiram um tema e eles nos sugerem sempre esse tema e alguns subtemas, que enriquecem aquele tema principal, mas dizendo sempre eles, que fica a nosso critério; que se quisermos mudar, modificar ou trocarmos o tema, fica a nosso critério. Porém, você sabe, com a evolução que eles têm, nós não teríamos jamais condições de estar remodelando aquilo que tão bem eles nos trazem.

GE: Para o ano que vem, que completam 50 anos de Semana Espírita. É possível adiantar se você está pensando em algo diferente? São 50 anos de uma história que começou em 1968. O Bezerra de Menezes foi fundado em 1966. Nós tínhamos o Allan Kardec, o Deus, Amor e Caridade e, o Bezerra de Menezes, porque o Paulo de Tarso só foi fundado em 1972. Existe alguma ideia nesse sentido?

LC: Olhe, todo ano nós pedimos a Deus que nos ajude, através da intuição para que a gente possa fazer algo sempre que eleve e que traga, ao povo, cada vez o Evangelho de Jesus. Todo ano é muito importante, mas o cinquentenário, como se diz, é só uma vez e nós estamos sim e vamos solicitar ainda mais colaborações, ideias de outras casas, de irmãos da Doutrina. E almejamos sim, trazermos alguma referência. Todos os nossos oradores vêm, dentro do tema, como ontem, uma palestra muito bonita e muito enriquecedora, mas, às vezes, quando nos trazemos uma pessoa de fora, é como que rejuvenesce até os nossos.

São sempre dentro do Evangelho, mas nós pretendemos. Já temos um ano pela frente, já estamos amadurecendo essa ideia, já tentamos encaminhar a um orador que desponta com muita qualidade, jovem ainda, mas que está brilhando como orador Espírita. Nós tentamos através de WhatsApp, de telefonemas. Sabemos que é muito difícil, pela despesa. Nós não temos recursos; nós temos sempre de andar com os pés no chão. Mas nós temos, inclusive, sugerido a Ednar, da FEP, se fosse uma pessoa dessa que viesse, com um custo maior, se nós poderíamos dividir: essa pessoa ficaria um dia conosco, ou dois; e o outro dia com a FEP. Vamos dizer, o domingo e nós ficássemos com a sexta e sábado, ou o sábado e o domingo na FEP. E então, que essa despesa fosse dividida e ele, ao mesmo tempo, atendesse dos centros que, comemorariam, com certeza essa vida.

GE: Nós agradecemos e que a Semana Espírita seja sempre esse sucesso que tem ocorrido nesses anos.


LC: Nós é quem agradecemos, Cláudio, de coração e a nossa gratidão, o nosso agradecimento acompanha o nosso desejo sincero de muita paz, de muitas bênçãos, que Jesus esteja sempre nos intuindo, que os Espíritos de Luz, protetores e diretores espirituais dessas casas estejam sempre nos apoiando, nos estendo uma mão amiga, para que nós possamos caminhar com firmeza, devagarinho, mas sempre representando com dignidade a Espiritualidade Maior
________________
(1) GACE - GRUPO DE APOIO AOS CENTROS ESPÍRITAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário