Header Ads

ad

COVID 19 - Evolução em Garanhuns e os Centros Espíritas.

Fonte: Prefeitura de Garanhuns

Recentemente, o CEDE Joanna de Angelis, divulgou notícia informando a decisão da sua diretoria em retomas as suas atividades a partir do dia 13/08/2020, desde que não haja piora no quadro de contaminação em nossa cidade.

Ainda segundo as informações do site do CEDE Joanna de Angelis, a reunião prevista para retornar será a de palestras públicas, cuja grade de palestras para agosto já está disponível no site (clique aqui para maiores informações).

O administrador deste site solicitou informações aos Centros Espíritas sobre a reabertura das instituições, mas não recebemos nenhum resposta até a publicação desta postagem.

Temos apenas informações não oficiais de que algumas instituições permanecerão fechadas, mas não sabemos até quando.

Como já dito, a única informação oficial é a do CEDE Joanna de Angelis, muito embora algumas pessoas, aqui e ali, nos questionem sobre a reabertura dos Centros Espíritas e a nossa resposta é sempre a mesma: só recebemos informações do CEDE Joanna de Angelis.

A propósito, fizemos uma análise da evolução do COVID 19 em nossa cidade para este mês de julho, com informações colhidas no site oficial da Prefeitura de Garanhuns (1).

O gráfico que montamos evidencia um crescimento dos casos de contaminados, curiosamente, após a reabertura do comércio.

Vamos, porém ver o boletim emitido em 25/07/2020 às 12h:

Fonte: Prefeitura de Garanhuns (2)

Agora, vamos ao gráfico desenvolvido com os dados apenas do mês de julho, que serve como marco para nossa avaliação.

Desenvolvimento: Portal Garanhuns Espírita
A seta dupla indica o dia 13/07/2020, data que o comércio da cidade reabriu suas portas, oficialmente, porque, na prática, já funcionava.

Observemos que, até o dia 13/07/2020, a curva de crescimento de contaminação, apesar de não estar em decaimento, não apresentava um incremento tão acentuado, como ocorreu após a reabertura do comércio: subiu de 534 para 703 casos.

Porém, nem tudo são más notícias.

É preciso ver, também, que o número de recuperados teve um acentuado crescimento: subiu de 337 para 509!

Em relação ao isolamento, também houve um pequeno decréscimo: caiu de 160 para 151 e esperamos que este número diminua, da mesma forma que esperamos que diminua a linha dos contaminados.

Em relação aos óbitos, também é preciso observar que, se não houve queda considerável, também não tivemos um aumento assustador de casos: subiu de 37 para 43.

O que nos precisamos ter atenção é o número de casos de contaminação na cidade, que teve um aumento, entre o dia 13/07 até 25/07, de 31, 65%, o que pode levar a mais contaminações e mais óbitos.

E os casos mais arriscados de contaminados são os assintomáticos! 

Você pode estar ao lado de alguém contaminado e, nem você, nem a pessoa sabem e esta pessoa é um veículo de disseminação do vírus.

Esperamos que a sociedade e, especialmente, nossos governantes tenham bom senso e responsabilidade neste momento tão difícil em que vivemos, para não permitir festividades para final de ano ou ano novo e, especialmente, Carnaval, com já se vem ventilando.

E aqui, fica a nossa pergunta: os que os Centros Espíritas vão fazer se a curva de contaminação, na cidade, continuar subindo?

Para saber a opinião das pessoas sobre o tema, iniciamos uma enquete, com ampla divulgação nas redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram e Whatsapp) e nos sites www.claudioluciano.com.br e www.cedeja.com.br.

Vejamos como está a votação até a data de hoje, onde somente tivemos 25 votos (até às 11h40):



Dos 25 votos, tivemos:

12 acham que "Ainda não devem abrir";
04 acham que "Devem abrir já que outros templos religiosos estão abrindo";
07 acham que "Devem esperar ainda 30 dias";
02 acham que "Devem esperar ainda 60 dias";

Este número não reflete, evidentemente, o número de frequentadores e trabalhadores espíritas, até porque se, somente os trabalhadores das instituições já tivessem votado, teríamos mais de 100 votos!

Para votar na enquete, acesse-a no lado direito do site ou clique neste link. Vote e dê a sua opinião.

À medida que as instituições nos passarem (e se passarem), informações sobre a reabertura ou não de suas atividades, iremos informando aqui no Portal Garanhuns Espírita

Acreditamos, firmemente, que as instituições espíritas devem usar de bom senso e muito critério ao ensejo da retomada de suas atividades.

Neste momento, a segurança e o bem-estar de todos devem estar em primeiro lugar, mantendo-se as atividades virtuais, a exemplo do CEDE Joanna de Angelis que, toda quarta-feira, tem o estudo de O Livro os Médiuns, pelo Youtube e Instagram de Cláudio Luciano, Secretário da Instituição.




_______________
2 - Idem;

Nenhum comentário