Header Ads

ad

Centro Espírita Paulo de Tarso

Hoje temos mais uma instituição Espírita comemorando seu aniversário de fundação.

Trata-se do Centro Espírita Paulo de Tarso, fundado em 31/10/1971.

Para saber como chegar ao C.E.Paulo de Tarso, clique aqui.

A atual Presidente, Sra. Luzia Albuquerque nos enviou o material a seguir, com um pequeno histórico daqueles tempos idos, anos 60/70, quando da fundação da 4ª casa Espírita de Garanhuns, localizada atualmente na Rua Desembargador João Paes, 233 - Boa Vista - CEP 55292-000.


CENTRO ESPIRÍTA PAULO DE TARSO

No dia 05 de janeiro de 1969, deve- se constar que já estávamos na posse da chave do edifício do antigo centro ESOTÉRICO da comunhão do pensamento, sito a Rua 15 de novembro nesta cidade de Garanhuns.

Nas preliminares eu, Antônio Carlos de Albuquerque e o Sr. Antônio de Barros, sabedores de que o mencionado prédio havia sido posto à disposição do prefeito Amílcar da Mota Valença para nele funcionar uma escola, e não tendo tal projeto se realizado, resolveu o Sr. Antônio de Barros, como único sócio legalizado do círculo esotérico solicitar a chave do mesmo, para funcionarmos o “CENTRO ESPIRÍTA DE HARMONIA COM O INFINITO, PAULO DE TARSO”.

No que foi atendida favoravelmente a solicitação feita ao prefeito Amílcar Valença, que solicitou ao Sr. Antônio de Barros, cuja entrega referida chave foi feita aos quinze dias de dezembro de 1968.

Deve constar deste histórico que o prédio a cerca de 20 anos se encontrava à disposição da prefeitura, local sem nenhuma utilização do mesmo, a não ser uma escola que funcionava à noite, tendo aulas sido transferidas para os grupos escolares e colégios municipais.

Aos cinco dias de março de 1969 iniciamos humildemente a nossa tarefa de bem servirmos ao Cristo JESUS, o grande iluminado, que Deus enviou a terra para nos trazer a sua boa nova o “EVANGELHO”. Nossa primeira sessão que esteve sob a direção do irmão EPAMINONDAS, teve as mesmas características em que se baseiam os trabalhos dentro dos moldes da codificação Kardequiana.

Aos doze dias do mês de outubro de 1969, para fim de regularizar a situação do “CENTRO ESPIRÍTA DE HARMONIA COM O INFINITO, PAULO DE TARSO”. Tinha sua mesa diretora provisória:

Presidente: Antônio Carlos de Albuquerque.
Vice-presidente: Epaminondas Ferreira França.
1º Secretário: Luiz Ferreira de Barros.
2º Secretário: José Mathias Rêgo.
Tesoureiro: Antônio de Barros Correia e o seguinte conselho fiscal:
Antônio Ferreira de Araújo, Clodoaldo de Barros Souto, José Maria Pereira.
Diretoria de Assistência: Joana dos Santos Chaves, José Francisco de Sales, Antônio Rodrigues Pires.

A sede foi inaugurada aos trinta e um de outubro de 1971, do então agora “CENTRO ESPIRÍTA PAULO DE TARSO”, onde funciona até hoje, em terreno doado pelo confrade ANTÔNIO ALVES DA CUNHA PEDROSA, e com as ajudas sem medir esforços, num gesto de mútua ajuda impulsionados pelo mesmo objetivo de realizar o desejo daqueles nossos irmãos orientadores espirituais já desencarnados, que como testemunho de suas presenças e orientações imprescindível nas grandes causas de evangelização. O evangelho redivivo, com lições de amor, fraternidade, desprendimento, abnegação e trabalho.

Assim era fundado o “CENTRO ESPIRÍTA PAULO DE TARSO” sendo marcado a abertura oficial para as 10h da manhã do dia 31/10/1971, onde o confrade ÁLVARO MOREIRA, MEMBRO DO CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES. Por um desenrolar dos trabalhos de caráter moral, evangélico, da 3º revelação, na sua inconfundível trilogia: CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO.

Nesta primeira parte da inauguração é finalizada pelo o então confrade o nosso irmão Antônio Carlos de Albuquerque, presidente já nomeado que agradeceu a presença de todos ali, assim como as casas irmãs, CENTRO ESPIRÍTA DEUS AMOR E CARIDADE na pessoa do confrade HILTON VIEIRA, SOCIEDADE ESPIRÍTA ALLAN KARDEC na pessoa do confrade PEDRO LEITE. Tendo um número de 214 pessoas participando deste momento.

Presidente: Antônio Carlos de Albuquerque.
Vice-presidente: Antônio Ferreira Araújo.
1º Secretário: Ivanildo Alves Espindola.
2º Secretário: Abraão Pereira Braga.
Tesoureiro: Luiz Ferreira de Barros.
Conselho fiscal: Antônio Carlos Souto.
Valdemir Pessoa de Carvalho.
Hercílio Honorato dos Santos.
Diretoria de Assistência: Eurides Pereira Espindola.
Maria Barbosa.
Helena Pereira Braga.

Garanhuns, 31 de outubro de 1971

Antônio Carlos de Albuquerque.


Atualmente o “CENTRO ESPIRÍTA PAULO DE TARSO” funciona aos domingos com estudo do evangelho, e nas segundas feiras com reunião pública, e na terça feira com reunião mediúnica. Sempre começando suas reuniões as 19h30min. seguindo sempre os ensinamentos do nosso irmão fraterno Antônio Carlos de Albuquerque há quem tivemos a oportunidade de tê-lo como sócio fundador com suas palavras sábias de humildade, caridade aos necessitados, e amor ao próximo, aos amigos encarnados e desencarnados.

Presidente: Luzia Maria Guilherme de Albuquerque.
Vice-presidente: Maria Genil De Melo.
1º Secretário: Jonas Da Silva Aquino.
2º secretário: Egídio da Silva Alves.
Tesoureira: Marilene Bezerra de Oliveira Motta

Um comentário: