Header Ads

ad

A DOR


A dor é o aguilhão que impele o homem para a frente, no caminho do progresso.

 Por João G. Afonso Filho

Desde a origem do homem a dor, o sofrimento o acompanha.
No início, quando a luta pela sobrevivência era a única preocupação humana, destacavam-se os padecimentos físicos de todas as ordens.
Na medida em que a mente foi se desenvolvendo, surgiram também as aflições do ser pautadas pelos problemas existenciais e as angústias morais, resultantes de nosso livre-arbítrio.
Mas a todo momento nos questionamos. Por que sofremos?
Vamos encontrar orientações e respostas a este questionamento nas Obras de Kardec. Abaixo em o Evangelho Segundo o Espiritismo – cap. itens 4 e 6
“As vicissitudes da vida são de duas espécies, ou, se quisermos, tem duas origens bem diversas, que importa distinguir: umas têm sua causa na vida presente; fora desta vida”.
“Mas se há males, nesta vida, de que o homem é a própria causa, há também outros que, pelo menos em aparência, são estranhos à sua vontade e parecem golpeá-lo por fatalidade.
Assim, por exemplo, a perda de entes queridos e dos que sustentam a família.
Assim também os acidentes que nenhuma previdência pode evitar; os revezes da fortuna, que frustram todas as medidas de prudência; os flagelos naturais; e ainda as doenças de nascença, sobretudo aquelas que tiram aos infelizes a possibilidade de ganhar a vida pelo trabalho: as deformidades, a idiota, a imbecilidade etc.”
Desta forma, diante da necessidade de realizarmos nosso progresso em busca da perfeição, vamos encontrar no Cap. 3. A Gênese de Allan Kardec que:
“Devendo o homem progredir, os males, aos quais está exposto, são um estimulante para o exercício da sua inteligência, de todas as suas faculdades, físicas e morais, iniciando-o na pesquisa dos meios para deles subtrair-se.
Se não tivesse nada a temer, nenhuma necessidade o levaria à procura dos meios, seu espírito se entorpeceria na inatividade; não inventaria nada e não descobriria nada. A dor é o aguilhão que impele o homem para a frente, no caminho do progresso.”
Dando sequência ao pensamento sempre atual da Doutrina Espírita, continua AK no capítulo citado acima sobre a dor:
Mas, os mais numerosos males são aqueles que o homem cria para si mesmo, pelos seus próprios vícios, aqueles que provêm de seu orgulho, de seu egoísmo, de sua ambição, de sua cupidez, de seus excessos em todas as coisas.(...) Deus estabeleceu leis, plenas de sabedoria, que não têm por objetivo senão o bem; o homem encontra em si mesmo, tudo o que é necessário para segui- las; sua rota está traçada pela sua consciência; a lei divina está gravada no seu coração. (...) Se o homem se conformasse, rigorosamente, com as leis divinas, não dúvida de que evitaria os mais pungentes males, e que viveria feliz sobre a Terra. Se não o faz, é em virtude do seu livre-arbítrio, e, disso sofre as consequências.
Outro autor clássico também nos ajuda a raciocinar sobre a Dor.
Léon Denis (1849-1927) – escritor espírita francês, contemporâneo de Allan Kardec, desenvolve o assunto em seu livro O Problema do Ser, do Destino e da Dor:
“Por mais admirável que possa parecer à primeira vista, a dor é apenas um meio de que usa o Poder Infinito para nos chamar a si e, ao mesmo tempo, tornar-nos mais rapidamente acessíveis à felicidade espiritual, única duradoura. É, pois, realmente, pelo amor que nos tem, que Deus envia o sofrimento. Fere-nos, corrige-nos como a mãe corrige o filho para educá-lo e melhorá-lo; trabalha incessantemente para tornar dóceis, para purificar e embelezar nossas almas, porque elas não podem ser verdadeiras, completamente felizes, senão na medida correspondente às suas perfeições”.
E continua:
“Para isso pôs Deus, nesta terra de aprendizagem, ao lado das alegrias raras e fugitivas, dores frequentes e prolongadas, para nos fazer sentir que o nosso mundo é um lugar de passagem e não o ponto de chegada. Gozos e sofrimentos, prazeres e dores, tudo isto Deus distribuiu na existência como um grande artista que, na tela, combina a sombra e a luz para produzir uma obra- prima”.
Concluindo:
[...] a Dor corrige, educa, aperfeiçoa, exalta, redime e glorifica o sentimento humano a cada vibração que lhe extrai através do sofrimento. (Léon Denis)O Senhor transforma o veneno de nossos erros em remédio salutar para o resgate de nossas culpas... (...) aprende a sofrer com humildade para que a tua dor não seja simplesmente orgulho ferido. (Léon Denis - O Problema do Ser, do Destino e da Dor.)Os momentos difíceis, também são oportunidades de testemunhar a nossa fé. Deus não nos abandona e tão pouco designa fardos pesados a ombros frágeis. Léon Denis.
_______________
João G. Afonso Filho é colaborador da Casa Espírita Teresa D'Ávila, da cidade de João Pessoa/PB

Nenhum comentário