Header Ads

ad

Para onde nossos pensamentos então nos levando?


Por João G. Afonso Filho.

Um alerta inicial deste estudo: 

“Pior do que todas as enfermidades existentes são aquelas que tem a origem no pensamento negativo”. 
Todas as nossas obras humanas constituem a resultante do nosso pensamento. Assim o bem ou mal vivem antes de tudo na fonte que o alimentou ou seja: É muito diáfana a linha divisória entre a sanidade e o desequilíbrio mental. 

Transita-se de um para outro lado com relativa facilidade, sem que haja, inicialmente, uma mudança expressiva no comportamento da criatura. 

Ligeira excitação, alguma ocorrência depressiva, uma ansiedade, ou um momento de mágoa, a escassez de recursos financeiros, o impedimento social, a ausência de um trabalho digno entre muitos outros fatores, podem levar o homem a transferir-se para a outra faixa da saúde mental, alienando-se, temporariamente, e logo podendo retornar à posição regular, à de sanidade e o PENSAMENTO. (MPM) 

Lembrando que: 

1. O pensamento é o atributo característico do ser espiritual. 

2. é o pensamento transformado em força motriz. 

3. É pela vontade que o espírito imprime aos membros e ao corpo movimentos num determinado sentido 

Na Revista Espírita de Allan Kardec que é muito rica de estudos a respeito, destaco sobre Energia Mental: 

... Mas, se ele (o pensamento) tem a força de agir sobre os órgãos materiais, quanto maior não deve ser essa força sobre os elementos fluídicos que nos rodeiam! 
...O pensamento age sobre os fluidos ambientes, como o som age sobre o ar; esses fluidos nos trazem o pensamento, como o ar nos traz o som. (Revista Espírita 1864 dezembro - Da comunhão do pensamento) 
Assim podemos compreender que estes pensamentos negativos geram o que chamamos de Vícios morais e emoções negativas perturbam e angustiam o ser humano (em todas as classes sociais), entorpecendo seus sentimentos e consequentemente destruindo suas mais nobres aspirações. 

Exemplos de emoções/pensamentos negativos: 

• O ciúme, um dos mais perniciosos, 

• A frustração, o discurso do ódio, 

• A mágoa, e tantos outros, são os maiores responsáveis por todo o esgotamento e desequilíbrio psicofísico da criatura humana. 

Diante desta clareza de raciocínio que a Doutrina Espírita nos oferece sobre o assunto, buscamos então outro alerta sobre a questão do pensamento. 

... Espíritos veem tudo o que fazemos? 

a) Podem ver, pois que constantemente vos rodeiam. 

b) Cada um, porém, só vê aquilo a que dá atenção. 

c) Não se ocupam com o que lhes é indiferente. 

(Livro dos Espíritos pergunta 457). 

Podem os Espíritos conhecer os nossos mais secretos pensamentos? 

Muitas vezes chegam a conhecer o que desejaríeis ocultar ... 

Então o alerta de Vigiar e Orar deve ser uma constante em nossas vidas... 

Diante então desta assertiva de Vigiar e Orar, a prece será então o recurso indispensável para a volta à linha do equilíbrio, mas não a prece com vistas aos que não compreendem a utilidade da prece puramente mística. Não tem por fim materializar a prece, mas tornar-lhe inteligíveis os efeitos, mostrando que pode exercer ação direta e efetiva. Nem por isso deixa essa ação de estar subordinada à vontade de Deus, juiz supremo em todas as coisas, único apto a torná-la eficaz. 

Aprendemos ao longo do tempo e através da Doutrina Espírita que pela prece, obtém o homem o concurso dos bons Espíritos que acorrem a sustentá-lo em suas boas resoluções e a inspirar-lhe ideias sãs. Ele adquire, desse modo, a força moral necessária a vencer as dificuldades e a volver ao caminho reto, se deste se afastou. Por esse meio, pode também desviar de si os males que atrairia pelas suas próprias faltas... 

Na busca de incentivar a leitura da Revista Espírita de Allan Kardec, inserimos outra fonte de pesquisa aqui em nosso estudo 

Revista Espírita - 1859 Setembro. Processos para afastar os maus espíritos 

1. Podemos estabelecer como princípio de que os maus Espíritos só vão aonde alguma coisa os atrai. 

2. A primeira coisa é não os atrair e evitar tudo quanto lhes possa dar acesso. 

Ressaltando que as disposições morais são uma causa preponderante. 

Para concluir nosso estudo: 

1. Faz-se, portanto, evidente que o homem é o autor da maior parte das suas aflições, às quais se pouparia, se sempre obrasse com sabedoria e prudência. Não menos certo é que todas essas misérias resultam das nossas infrações às leis de Deus e que, se as observássemos pontualmente, seríamos inteiramente ditosos. 

2. Se não ultrapassássemos o limite do necessário, na satisfação das nossas necessidades, não apanharíamos as enfermidades que resultam dos excessos, nem experimentaríamos as adversidades que as doenças acarretam. 

3. Nesse contexto, o Espiritismo – que é o mais eficaz e fácil tratado de Higiene Mental – desempenha um relevante papel, qual seja o de prevenir o homem dos males que ele gera para si mesmo e lhe cumpre evitar, como facultando-lhe os recursos para superar, ao mesmo tempo apoiando e enriquecendo os nobres profissionais e missionários da Psicologia, da Psiquiatria, da Psicanálise…(Manoel P. de Miranda)

Nenhum comentário